Como calcular a margem de lucro de um produto

Margem de lucro de produto

Você acredita quando o fornecedor afirma que a margem de lucro é 100% garantida?

Sobre formação de preço, seguem considerações fiscais e contábeis para reflexão, frisando que trata-se de opinião técnica e atentando para o fato de que sendo a contabilidade muito relegada a segundo plano por um grande número de empresários, deixo claro que ela nada mais é do que o raio x da situação financeira da sua empresa.

Como calcular margem de lucro de produto?

1) Lucro é parte do preço e, como tal, deve estar associado a:

1.1) Custos/despesas fixas e variáveis muito peculiares a cada empreendimento e

1.2) Sendo parte do preço, este deve considerar o mercado, o fornecedor, a concorrência e a carga tributária da empresa.

2) Carga tributária é relevante não apenas para a sua empresa no momento de formar o preço, mas também no momento de escolher o fornecedor.

3) Cada produto/serviço, em seus respectivos nichos, podem ter margens diferenciadas, variando até de modelo. Cabe análise individualizada.

4) Definir margem consciente, além de estar relacionada aos itens acima, mantém preço competitiivo e é fundamental para definir novas estratégias porque a empresa alavancará e novas decisões serão tomadas.

Assim, se você quer que seu empreendimento de 100% de lucro, identifique se essa margem é compatível com o produto. Formação de preço exige estudo.